Vivemos numa sociedade caraterizada pelo imediatismo. Nunca foi tão fácil ter acesso a tudo de forma tão rápido e isso gera em nós uma enorme impaciência e intolerância em vários pontos da nossa vida trabalho, família ou até mesmo lazer.
A expectativa de transformação do corpo personifica aquilo que a sociedade é, e as publicações com maiores interações são aquelas que exibem as alterações mais evidentes e no espaço de tempo mais reduzido.
Sobre a veracidade do que vê-mos, lê-mos e ouvi-mos… deixo ao critério daquilo que o bom senso individual conseguir apurar!
Nos últimos 5 anos já tive o privilégio e a oportunidade de assistir e coadjuvar em transformações corporais incríveis mas não conheci nenhuma que acontecesse num “estalar de dedos” ou “por sorte” ou até mesmo “num mês” … sem recurso a substâncias de caráter farmacológico com óbvios prejuízo para a saúde (Se o teu objetivo é esse, esta não é a plataforma a consultar).
Assim, pelo contacto com os milhares de pacientes que tive ao longo destes anos há 5 desafios que considero essenciais para se ter sucesso:
-
Procura ajuda profissional Sempre!
Se queres ir longe vai acompanhado. Acho que mais de metade das pessoas que recebi em gabinete ou online já tinham tentado “transformar-se” sem sucesso, algumas inclusive com iniciativas de ordem alimentar e desportivos que provocar alguns problemas de saúde e do foro osteo-articular. Procura alguém credível, que desenvolva um processo com base na evidência e que te queira ouvir e ajudar.
-
Ter intenção e confiar no processo!
Fazer um treino não é “cumprir calendário” é fazer cada exercício com os requisitos solicitados e com adequada progressão semana após semana. Cumprir a alimentação não é fazer as refeições “mais ou menos”, é cumprir com rigor cada porção de cada alimento prescrito. Um carro que não sabe quanto anda e quanto gasta não pode saber se chega ao destino a que se propõe. Cada componente deve ser realizado com seriedade.
-
Definir objetivos realistas e ter Paciência!
Cada caso tem necessidades específicas que podem ir desde vários quilogramas em perda / aumento de peso, até zonas específicas do corpo em que se pretende perder massa gorda ou ganhar massa muscular. É preciso negociar com cada profissional (exercício e nutrição) objetivos considerados realistas e o prazo para os atingir. Querer tudo num mês apenas conduz a um de dois cenários: frustração pelos objetivos falhados ou à desvalorização dos objetivos atingidos.
-
Não cruzar os braços perante adversidade!
Quando me perguntam se considero o processo de transformação complicado, perentoriamente repondo que não, mas tal não significa que não existam momentos de tensão / adversidade. Aliás alguns destes momentos prendem-se com questões de vida muito naturais que nos desviam do processo: Perda de um familiar, aumento do volume de trabalho, evolução á quem do esperado numa consulta, etc… O importante é arregaçar as mangas, olhar para o plano de trabalho conversar com os profissionais, com honestidade, sobre eventuais reajustes e seguir o caminho. Há solução para tudo mas cada um deve guiar o seu processo com inteligência e asertividade
-
Lidar com naturalidade com a sociedade envolvente
Como dizia Jean-Paule Sartre “O inferno são os outros”, na verdade tudo parece-me mais fácil quando não recebemos comentários desencorajadores das pessoas que estão à nossa volta como: “Comes tão pouco?”, “Não precisas de treinar todos os dias, não queres vir jantar fora connosco hoje?”, “Fiz este bolo, come uma fatia”, “Treinar todos os dias é para malucos”. Ouvir estes ou outros comentários ou não ceder às pressões do nosso meio envolvente faz nos sentires “diferentes”. É importante ter consciência que muitas vezes quem está à nossa volta não prioriza os mesmos objetivos que nós e nesse caso não compreende o processo. E para nós, é importante lidar com estes episódios de forma natural porque acontecem com frequência.
Se superares estes 5 desafios tens tudo aquilo que precisas para te transformares na tua melhor versão.
Estás pronto para começar?
P.S. Sei que já viste algumas fotografias com transformações extraordinárias em espaços de tempo curtos alegando ser “100% saudável” e fruto de “Treino e nutrição apenas”. Como disse no texto deixo ao critério daquilo que o teu bom senso conseguir apurar!